Ad imageAd image

Trem-bala entre Rio e São Paulo tem obras adiadas para 2028

Carlos Eduardo Silva
Tempo: 2 min.

O projeto do trem-bala que irá conectar o Rio de Janeiro a São Paulo, gerenciado pela TAV Brasil, teve o início das obras adiado de 2027 para 2028, conforme anunciado pelo CEO da empresa, Bernardo Figueiredo. O atraso foi causado por atrasos no licenciamento ambiental, que é prioritário para outros projetos do governo federal. A operação comercial continua prevista para 2032, mas depende do andamento das etapas de engenharia e licenciamento.

Figueiredo destacou que o modelo do projeto é totalmente privado, o que o diferencia de experiências internacionais similares. Embora o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deva atuar como agente financeiro, o CEO enfatiza que não haverá participação direta do governo nos investimentos. O projeto, que requer um aporte de R$ 60 bilhões, busca integrar as estações ao metrô e aos trens urbanos nas duas capitais, promovendo uma alternativa competitiva ao transporte rodoviário e aéreo.

Para os próximos dois anos, a TAV Brasil se concentrará em finalizar o licenciamento ambiental e a engenharia executiva. Figueiredo acredita que, em dois anos, o projeto estará pronto para apresentação a investidores. Com as recentes mudanças nas diretrizes do governo, o apoio institucional se mostra crucial para a concretização desse empreendimento, que vem sendo discutido há mais de duas décadas.

Compartilhe esta notícia