O consórcio Aquavias SP, formado pela empresa Internacional Marítima Limitada, venceu o leilão realizado hoje (13) para a concessão de 14 linhas de transporte aquaviário no estado de São Paulo. A proposta vitoriosa foi de um desconto de 12,60% na contraprestação pública, superando a concorrência de três outras empresas. As rotas contempladas incluem importantes ligações na Região Metropolitana, no Vale do Paraíba e no litoral paulista, como a balsa Santos-Guarujá.
Com um serviço que atende, em média, 40 mil passageiros diariamente, os novos contratos preveem investimentos significativos de R$ 2,5 bilhões para modernização dos terminais e substituição das embarcações, que passarão a operar com tecnologia elétrica. O modelo de Parceria Público-Privada adotado terá um prazo contratual de 20 anos, sendo que a assinatura definitiva do contrato está prevista para o primeiro semestre de 2026.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a complexidade do projeto, dado a falta de experiências anteriores em concessões de transporte marítimo de passageiros no estado. Além disso, ele mencionou a iminente licitação do novo Centro Administrativo do governo estadual, que deverá reconfigurar o centro de São Paulo, com um investimento previsto de R$ 5 bilhões em breve.


