Na quinta-feira (13), cinco crianças foram atacadas por um pitbull em uma escola municipal situada na Rua dos Soldados Xavantes, em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. O ataque ocorreu menos de 24 horas após a morte de um menino de quatro anos, que também foi atacado por um cão da mesma raça em Irajá, na zona Norte da capital. As vítimas sofreram escoriações leves, sendo que uma delas teve de ser levada ao Hospital Municipal de Belford Roxo para receber atendimento médico.
O 39º Batalhão de Polícia Militar informou que o pitbull foi recolhido pelos Bombeiros e encaminhado para uma unidade de controle de animais. As autoridades locais, incluindo o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, enfatizaram a necessidade de cuidados redobrados por parte dos tutores de cães considerados agressivos. O secretário destacou que é fundamental que esses animais sejam transportados com focinheira e que crianças não sejam responsáveis por sua condução.
O caso foi registrado na 27ª Delegacia de Polícia, onde testemunhas, assim como a mãe da criança ferida e o tutor do animal, serão ouvidas. O pitbull, que não apresentou comportamento agressivo durante a apreensão, permanecerá em quarentena antes de ser castrado e microchipado. A legislação estadual que regula a posse de cães potencialmente perigosos será um fator importante nas investigações e possíveis responsabilizações.

