Ad imageAd image

França relembra 10 anos do atentado que deixou 130 mortos

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

O dia 13 de novembro de 2025 marca a décima edição do atentado mais mortal da história da França, que resultou na morte de 130 pessoas em Paris e Saint-Denis. Os ataques, reivindicados pelo Estado Islâmico, ocorreram em uma série de ações coordenadas que abalaram a nação e transformaram radicalmente a política de segurança europeia.

A tragédia, que envolveu explosões e tiroteios em locais públicos, resultou em um estado de emergência decretado pelo então presidente. A memória dos eventos ainda repercute na sociedade francesa, afetando a política migratória e a segurança em toda a Europa, onde o medo de novos ataques se tornou parte da vida cotidiana.

Com o passar dos anos, as consequências dos atentados foram profundas. Novas políticas antiterrorismo foram implementadas, e as discussões sobre imigração e segurança nacional passaram a ser tratadas de maneira interligada. As homenagens às vítimas refletem um esforço contínuo para lidar com o trauma e garantir que tais tragédias não sejam esquecidas.

Compartilhe esta notícia