Um acidente trágico ocorreu na madrugada desta quarta-feira (12) em Arequipa, no sul do Peru, resultando na morte de pelo menos 37 pessoas e deixando outras 24 feridas. Um ônibus de dois andares da empresa Llamosas caiu em um desfiladeiro de 200 metros após colidir frontalmente com uma caminhonete na rodovia Panamericana Sul. O motorista da caminhonete foi detido após testar positivo para alcoolemia, conforme informou a polícia local.
O ônibus havia partido na noite anterior da localidade de Chala, com destino a Arequipa, a segunda maior cidade do país. O acidente, que ocorreu no quilômetro 780 da rodovia, é considerado um dos mais mortais dos últimos anos no Peru, onde a alta taxa de acidentes nas estradas é frequentemente atribuída ao excesso de velocidade e ao consumo de álcool. O gerente regional de Saúde de Arequipa, Walther Oporto, alertou que o número de mortos pode aumentar devido ao estado grave de alguns feridos.
As autoridades peruanas estão intensificando os esforços para reduzir o número de mortes nas estradas, que já registraram 3.173 fatalidades no ano anterior. O presidente do Peru, José Jerí, expressou suas condolências às famílias das vítimas por meio das redes sociais. O incidente ressalta a necessidade urgente de medidas de segurança e fiscalização mais rigorosas para prevenir tragédias semelhantes no futuro.


