A Federação Paulista de Futebol (FPF) revelou na terça-feira, 11 de novembro de 2025, as mudanças no formato do Campeonato Paulista de 2026, que se baseiam no sistema da Champions League. O campeonato contará com 11 datas, incluindo 8 rodadas na fase inicial, e manterá os confrontos clássicos entre os grandes clubes de São Paulo, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.
As equipes foram divididas em quatro potes para a fase de grupos, onde os times do pote A enfrentarão adversários dos potes B, C e D. Os oito melhores avançarão para a fase eliminatória, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série A-2. Além disso, a tecnologia de impedimento semiautomático será implementada a partir das quartas de final da competição, visando aprimorar a arbitragem.
A FPF também considera a adição de uma 12ª data, caso a final seja disputada em dois jogos, o que dependerá da classificação de clubes paulistas na Copa Libertadores e de negociações com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, destacou a importância do diálogo com os clubes para valorizar ainda mais o campeonato.

