Os deputados dos Estados Unidos estão prestes a votar para encerrar o mais longo shutdown da história do país, o que pode restaurar o acesso a indicadores econômicos cruciais, como a taxa de desemprego. A aprovação da medida é aguardada com otimismo pelos mercados, que já apresentam sinais de alta nas bolsas americanas.
Recentemente, a inflação americana foi divulgada, revelando uma taxa de 3%, acima da meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve. As tarifas impostas pelo governo anterior têm pressionado o custo de vida, especialmente para as camadas mais vulneráveis da população, o que contribui para uma desaceleração no mercado de trabalho. Investidores esperam que a normalização do Orçamento possa facilitar novas decisões de cortes de juros pelo Fed.
Apesar dos desafios econômicos, como a recente perda de vagas de trabalho e a pressão inflacionária, há um otimismo cauteloso no mercado. A expectativa é que a aprovação do fim do shutdown traga estabilidade e incentive a recuperação econômica, enquanto o Brasil também se beneficia com a queda do dólar e recordes no Ibovespa, impulsionados por uma maior entrada de investidores estrangeiros.


