Ad imageAd image

STF julga réus do Núcleo 3 da trama golpista nesta terça-feira

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dá início ao julgamento dos réus do núcleo 3 da trama golpista relacionada ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo é composto por nove militares do Exército e um policial federal, todos acusados de crimes graves, como organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado.

Os acusados, conhecidos como ‘kids-pretos’, são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de planejar ações táticas com o objetivo de implementar o plano golpista. Um dos réus, o tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, pode ter suas acusações desclassificadas, o que permitiria um possível acordo para evitar condenação. Até agora, o STF já condenou 15 réus em outros núcleos do mesmo caso, ressaltando a gravidade da situação.

O julgamento de hoje representa uma continuidade significativa nas investigações sobre a tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Com o núcleo 2 agendado para ser julgado em 9 de dezembro, as implicações desse caso podem influenciar o panorama político e jurídico do país, especialmente em um contexto onde a integridade das instituições democráticas é frequentemente debatida.

Compartilhe esta notícia