Neste domingo (9), senadores dos Estados Unidos chegaram a um acordo bipartidário para encerrar o fechamento do governo, que se prolongou por 40 dias. O acordo provisório visa retomar o financiamento federal e foi anunciado após intensas negociações entre legisladores republicanos e democratas, que também abordaram questões como subsídios de assistência médica e benefícios alimentares.
O pacto, segundo informações da CNN e Fox News, destinará fundos ao governo até janeiro e deverá restaurar o Programa Federal de Assistência Nutricional Suplementar (Snap), que auxilia mais de 42 milhões de americanos de baixa renda. Além disso, o acordo reverterá demissões recentes de funcionários federais e garantirá a votação para prorrogar subsídios de assistência médica que estão prestes a expirar.
A proposta será submetida a uma votação no Senado ainda nesta noite, e, caso aprovada, seguirá para a Câmara dos Representantes, onde a maioria republicana é bastante estreita. O presidente Donald Trump, ao comentar a situação, expressou otimismo, afirmando que estão próximos de encerrar o impasse orçamentário.


