Ad imageAd image

Suíça doa R$ 33 milhões ao Fundo Amazônia durante COP30 em Belém

Eduardo Mendonça
Tempo: 2 min.

A Suíça confirmou a doação de 5 milhões de francos suíços, cerca de R$ 33 milhões, para o Fundo Amazônia, com o anúncio realizado no último domingo, dia 9 de novembro de 2025, em Belém. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacaram a importância desse apoio no evento “Presença Suíça na COP30”, que reúne representantes de 194 países e da União Europeia.

O Fundo Amazônia, criado em 2008, tem como objetivo financiar projetos que visam combater o desmatamento e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. Com a retomada da iniciativa em 2023, após um período de interrupção, o fundo já beneficiou mais de 600 organizações comunitárias e 260 mil pessoas, apoiando ações de manejo florestal e valorização de saberes locais, incluindo comunidades indígenas e quilombolas.

Com a doação suíça, espera-se que as ações de mitigação da crise climática avancem, especialmente com o início das negociações da COP30, que se concentram nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). O Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa entre 59% e 67% até 2035, e a expectativa é que o apoio internacional amplie o financiamento para os países em desenvolvimento em suas metas climáticas.

Compartilhe esta notícia