Ad imageAd image

Estudantes iniciam Enem 2025 com mais de 4,8 milhões de inscritos

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve início neste domingo, 9 de novembro, reunindo mais de 4,8 milhões de estudantes em 1.804 municípios do Brasil. A primeira etapa da avaliação abrange questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas, e inclui uma redação dissertativo-argumentativa. As provas seguem um cronograma de aplicação em dois domingos consecutivos, com o segundo dia marcado para 16 de novembro.

Os participantes do Enem enfrentam 90 questões objetivas e têm cinco horas e meia para completar o exame. A redação, que deve respeitar um limite de 30 linhas, exige a elaboração de uma proposta de intervenção sobre um problema apresentado. As áreas de conhecimento abordadas são amplas, incluindo língua portuguesa, literatura, história e ciências, refletindo a diversidade do conteúdo escolar brasileiro.

Além do Enem regulamente, a aplicação do exame no Pará foi ajustada para evitar conflitos logísticos com a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O resultado do exame será essencial para o ingresso em universidades públicas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outras iniciativas como Prouni e Fies, tendo um impacto significativo na educação superior do país.

Compartilhe esta notícia