Um tornado devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na última sexta-feira (7), resultando em 2 mil pessoas sem energia elétrica e 32 internadas em hospitais. Os ventos, que superaram 250 km/h, causaram danos significativos em 90% da área urbana, levando ao registro de seis mortes, cinco delas na cidade e uma em Guarapuava. As autoridades locais estão mobilizadas para atender a emergência e garantir suporte às vítimas.
A Defesa Civil informou que 835 atendimentos médicos foram realizados e que quatro pacientes estão em Unidade de Terapia Intensiva, embora nenhum caso seja considerado grave. O governo estadual decretou estado de calamidade, permitindo a execução de gastos emergenciais e facilitando o acesso a verbas federais para a recuperação. A Secretaria de Saúde também enviou insumos hospitalares para a região afetada, enquanto o Corpo de Bombeiros concluiu as buscas, não havendo desaparecidos.
As equipes de emergência estão focadas na reorganização dos serviços essenciais, como abastecimento de água e energia elétrica, além da distribuição de alimentos e água potável. A empresa responsável pela distribuição de energia, Copel, já restabeleceu 49% da rede elétrica. O impacto do tornado é significativo, exigindo esforços contínuos para a recuperação da cidade e assistência às vítimas afetadas.

