Ad imageAd image

China retoma exportação de chips e pressiona UE por soluções rápidas

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Em 9 de novembro de 2025, a China confirmou a isenção das exportações de chips da Nexperia, voltados para uso civil, enquanto pede à União Europeia que avance na resolução de um conflito que ameaça a produção global de automóveis. A declaração foi feita por um porta-voz do Ministério do Comércio, em resposta ao chefe de comércio da UE, que anunciou a retomada do envio de chips para a Europa.

A decisão pode facilitar o levantamento de controles impostos à Nexperia, que é sediada na Holanda e pertence à fabricante chinesa Wingtech Technology Co. O aumento das pressões sobre os Países Baixos para resolver a crise é evidente, especialmente após alertas de montadoras como Volkswagen e Honda sobre os impactos da escassez de chips na produção automotiva.

Recentemente, as autoridades da China e da Holanda se reuniram para discutir a situação, com Pequim oferecendo um espaço para as negociações. O Ministério do Comércio da China ressaltou a necessidade de ações concretas para proteger os direitos das empresas chinesas, sinalizando um desejo de cooperação que pode beneficiar ambas as partes no longo prazo.

Compartilhe esta notícia