Ad imageAd image

Ataque a faca em trem reacende debate sobre violência no Reino Unido

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Um brutal ataque a faca em um trem que viajava pelo centro da Inglaterra deixou nove pessoas em estado crítico no último sábado, 1º de novembro de 2025. Um britânico de 32 anos foi detido e acusado de dez tentativas de homicídio, enquanto políticos britânicos pressionam por soluções para um problema que persiste em um país com controle rígido sobre armas de fogo.

Os dados do Escritório Nacional de Estatísticas indicam que houve 51.527 crimes com facas registrados na Inglaterra e no País de Gales nos últimos 12 meses, incluindo 196 homicídios. Embora tenha havido uma leve redução de 5% nas ocorrências, a violência com facas continua a ser uma preocupação social significativa, com muitos jovens se envolvendo em crimes motivados por uma cultura de medo e violência.

Governos têm tentado enfrentar a situação por meio de políticas de repressão e programas de prevenção, mas especialistas alertam que a solução requer um entendimento mais profundo das causas, como pobreza e exclusão social. A ministra do Interior destacou uma queda nos homicídios, mas enfatizou a necessidade de intervenções comunitárias e suporte para jovens em risco, a fim de lidar com o problema de forma eficaz.

Compartilhe esta notícia