STF inicia julgamento de recurso de Bolsonaro contra sentença de 27 anos

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta sexta-feira (7), a audiência do recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra sua condenação a 27 anos de prisão por supostamente ter planejado um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022. Bolsonaro foi considerado culpado em setembro por tentar impedir a posse do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele está atualmente em prisão domiciliar, proibido de fazer declarações públicas ou usar redes sociais.

A defesa de Bolsonaro alega que a sentença imposta é repleta de “profundas injustiças” e pede a redução da pena, argumentando dificuldades para apresentar a defesa durante o julgamento. Os ministros do STF têm uma semana para deliberar virtualmente e votar, com o resultado final previsto para meia-noite do dia 14 de novembro. Em caso de decisão desfavorável, a defesa poderá tentar um novo recurso, mas este pode ser rejeitado sem votação, o que resultaria na execução da pena.

Além das repercussões judiciais, o julgamento impactou as relações entre Brasil e Estados Unidos. O presidente americano impôs tarifas punitivas sobre produtos brasileiros, alegando uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro. Enquanto isso, propostas de anistia no Congresso para o ex-presidente e seus apoiadores perderam força após protestos em várias cidades do país, refletindo a polarização política e social em torno do caso.

Compartilhe esta notícia