A vereadora Manu Mantovani (PT) fez sua estreia na Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul no dia 3 de novembro de 2025, onde protocolou três projetos de lei com o intuito de mitigar os efeitos da crise climática. As propostas visam principalmente ajudar as populações mais vulneráveis, como meninas e mulheres, em consonância com seus compromissos de campanha e um movimento nacional de parlamentares mulheres em defesa da justiça climática.
Dentre os projetos apresentados, destaca-se o ‘Rua Pavimentada e Arborizada’, que busca uma abordagem sustentável na pavimentação urbana, priorizando a redução de superfícies impermeáveis e a criação de áreas verdes. Outro projeto propõe a criação do ‘Observatório de Gênero, Raça e Crise Climática’, que pretende coletar e divulgar dados sobre os impactos da crise climática nas vidas de meninas e mulheres, considerando aspectos como desigualdade de gênero e raça.
Manu também apresentou uma moção de congratulações ao Comitê Pela Paz na Palestina, que não foi aprovada, levando-a a criticar a falta de sensibilidade do legislativo em relação a questões de solidariedade. A rejeição da moção reflete um desafio maior que a vereadora e seus projetos enfrentam, revelando a necessidade de um debate mais profundo sobre as questões climáticas e sociais na cidade.

