A Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) foi contratada para organizar a COP30 e anunciou a seleção de restaurantes que fornecerão alimentação aos participantes em Belém, no Pará. As opções incluem 13 estabelecimentos na Zona Azul, área restrita, e 10 na Zona Verde, aberta ao público, destacando-se a diversidade de opções, como cervejarias e comida quilombola.
O edital para a seleção dos restaurantes priorizou a oferta de refeições a preços acessíveis, levando em consideração a diversidade dos participantes do evento. O sistema de pagamento será eletrônico, permitindo apenas o uso de cartões ou pulseiras recarregáveis, sem aceitação de dinheiro em espécie, o que visa facilitar as transações e garantir maior segurança durante a conferência.
Com a chegada dos navios transatlânticos que servirão de hospedagem para os delegados, as expectativas em torno da COP30 aumentam. A escolha de restaurantes que refletem a cultura local e as necessidades dos participantes pode influenciar positivamente a experiência do evento, destacando a importância da gastronomia na promoção da diversidade cultural e da inclusão.

