A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realizará, nesta quinta-feira (5), a oitiva do ex-ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni. A sessão está programada para as 9h e incluirá a apreciação de mais de 180 requerimentos, que abrangem diversas questões relacionadas ao escândalo de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
Lorenzoni, que ocupou o cargo entre 2021 e 2022 durante o governo de Jair Bolsonaro, será questionado sobre sua gestão e se tinha conhecimento das irregularidades ocorridas. A CPMI já ouviu outros ex-ministros e consolidou um acordo para convocar todos que estiveram à frente da pasta desde 2015, a fim de esclarecer os fatos e buscar responsabilidades.
Os desdobramentos deste depoimento podem impactar a percepção pública sobre a atuação do governo anterior e suas políticas previdenciárias. Além disso, a CPMI avaliará requerimentos que incluem pedidos de prisão preventiva e medidas cautelares, como a apreensão de passaportes de investigados, indicando um aprofundamento nas investigações relacionadas a fraudes no sistema previdenciário.

