Nesta quarta-feira, 5 de novembro de 2025, a bolsa de valores brasileira, representada pelo índice Ibovespa, alcançou a inédita marca de 153.294 pontos, refletindo um aumento de 1,72% e consolidando a 11ª alta consecutiva. O resultado positivo ocorre em meio a um cenário de alívio tanto no mercado interno quanto no externo, após a recente alta do dólar que foi revertida, fechando a R$ 5,361.
A movimentação do mercado foi impulsionada pela decisão da China de suspender algumas sobretaxas sobre produtos dos Estados Unidos, o que ajudou a reduzir tensões comerciais e a valorizar commodities. Essa valorização beneficia o Brasil, um importante exportador de matérias-primas, enquanto a recuperação parcial das bolsas estadunidenses atraiu mais investidores para ativos de risco, incluindo os mercados emergentes.
Além disso, a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e a desaceleração da inflação projetam um cenário otimista para a economia brasileira. Com as expectativas de cortes na taxa de juros começando em 2026, a bolsa se torna uma opção mais atrativa para investidores, o que pode gerar um aumento no fluxo de capitais para o país.

