A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a União Europeia deve assinar o esperado acordo com o Mercosul no dia 20 de dezembro. A declaração foi feita após uma reunião bilateral entre os líderes em Belém, onde Ursula participa da Cúpula de Líderes da COP30, que se inicia nesta quinta-feira.
O acordo, que visa estabelecer uma zona de livre comércio entre os países do Mercosul e os 27 membros da União Europeia, está em negociação há 25 anos. Apesar do progresso, o tratado enfrenta forte resistência de setores agrícolas europeus, especialmente na França, o que pode impactar sua implementação. A assinatura do acordo está agendada para ocorrer na Cúpula do Mercosul, marcada para o Rio de Janeiro em dezembro.
Além do acordo, Lula e Ursula discutiram temas relacionados às mudanças climáticas durante a cúpula. A presidente europeia não participará da 4ª Cúpula da Celac com a União Europeia em Santa Marta, na Colômbia, em 9 de novembro. Os encontros bilaterais realizados em Belém também abordaram questões como financiamento climático e a transição energética.

