Fechamentos do governo dos EUA: um dia ou 35 dias de paralisação?

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Os Estados Unidos estão enfrentando um fechamento do governo que agora se tornou o mais longo da história, com 35 dias sem solução. Este fechamento é o segundo consecutivo a ultrapassar um mês, revelando a crescente tensão política entre os partidos. Historicamente, a maioria dos fechamentos do governo durou menos de duas semanas, com quatro interrupções registradas que se encerraram em apenas um dia durante a presidência de Ronald Reagan.

Desde a introdução do processo orçamentário moderno em 1976, ocorreram 20 instâncias de lacunas de financiamento, onde os fundos não foram apropriados. A maioria dessas lacunas foi breve, com algumas durando apenas alguns dias. O atual fechamento destaca uma crise de governança no país, refletindo desacordos persistentes entre os legisladores sobre os termos do orçamento.

As implicações desse fechamento são vastas, afetando milhões de trabalhadores federais e serviços essenciais. A incapacidade de chegar a um acordo pode resultar em cortes significativos em programas governamentais e um impacto econômico mais amplo. À medida que a situação se desenrola, observadores esperam que a pressão pública e as consequências econômicas forcem uma resolução para a crise orçamentária.

Compartilhe esta notícia