O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) informou que tomará medidas legais contra empresas de busca na internet com o intuito de barrar a exibição de anúncios de páginas fraudulentas. Essas páginas têm como alvo proprietários de veículos registrados em Goiás, visando aplicar golpes financeiros. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, revelou que o número de vítimas pode ser ainda maior do que o reportado, uma vez que muitas pessoas só percebem a fraude quando tentam obter documentos oficiais do veículo.
As fraudes, segundo a autarquia, costumam ocorrer durante períodos de pagamento de licenciamento e IPVA, quando mais de 190 reclamações foram feitas à Ouvidoria este ano. Golpistas pagam entre R$ 500 a R$ 1.500 por dia para manter seus sites no topo dos resultados de busca, enganando os usuários com layouts que imitam os sites oficiais. O Detran-GO também registrou ocorrência na Polícia Civil, que agora investiga a situação e busca formas de coibir esses crimes.
Para evitar que mais pessoas sejam enganadas, o Detran-GO tem emitido alertas e recomendações sobre como acessar serviços de forma segura, enfatizando a importância de utilizar apenas canais oficiais. O presidente da autarquia afirmou que ações estão sendo tomadas para proteger os cidadãos e que todos devem ficar atentos ao navegar na internet. O combate a esses golpes é uma prioridade, e a autarquia continuará monitorando e denunciando sites falsos.

