CPI investiga crime organizado e convoca ministros e governadores

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Na terça-feira, 4 de novembro de 2025, foi instalada a CPI do crime organizado, que convocou ministros do governo Lula e 11 governadores para depor. O objetivo da comissão é investigar o aumento da atuação de facções criminosas e o envolvimento de agentes públicos, especialmente após uma megaoperação no Rio de Janeiro que resultou em 121 mortes, tornando a situação ainda mais crítica.

O colegiado é presidido pelo senador Fabiano Contarato e conta com a relatoria de Alessandro Vieira. A CPI visa apurar as falhas nas políticas de segurança pública e buscar soluções para a violência crescente no país. Entre os convidados estão ministros da Justiça e da Defesa, além de governadores de estados com alto índice de criminalidade, como Amapá, Bahia e Pernambuco.

Os desdobramentos dessa investigação podem ter implicações significativas para a segurança pública no Brasil. A presença de autoridades de alto escalão na CPI pode pressionar o governo a implementar mudanças nas políticas de combate ao crime, especialmente em um período pré-eleitoral, onde a questão da segurança se torna ainda mais relevante para os cidadãos e para os candidatos.

Compartilhe esta notícia