Um confronto entre forças de segurança do México e um grupo armado no estado de Sinaloa culminou na morte de 13 criminosos e na detenção de quatro indivíduos, conforme anunciou o secretário de Segurança do país, Omar García Harfuch, nesta segunda-feira (3). O incidente ocorreu por volta das 12h45 locais, no município de Guasave, onde as autoridades também libertaram nove pessoas que haviam sido sequestradas e apreenderam sete veículos e armamentos.
Sinaloa, localizado na costa do Pacífico, tem sido palco de intensos conflitos entre facções de um cartel local durante mais de um ano, resultando em cerca de 1.700 mortes e quase 2.000 desaparecidos. A guerra interna no cartel de Sinaloa se intensificou após a captura de Ismael “El Mayo” Zambada, um dos líderes históricos do grupo. Este conflito é amplamente atribuído ao tráfico de fentanil, o que levou Washington a classificar o cartel como uma organização terrorista estrangeira em fevereiro.
As ações da polícia, que foram desencadeadas após um ataque por parte dos criminosos, refletem a crescente violência na região e a complexidade da luta contra o crime organizado no México. Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Justiça, mas a situação em Sinaloa continua a suscitar preocupações sobre a segurança pública e a eficácia das operações de combate ao narcotráfico.

