A Petrobras anunciou uma redução de 1,7% no preço do gás natural a ser aplicado nos contratos com distribuidoras a partir de 1º de novembro de 2025. Essa mudança, que não impactará o preço do gás de cozinha, reflete os ajustes trimestrais vinculados às flutuações do petróleo Brent e à taxa de câmbio entre o real e o dólar.
Os contratos estabelecem que o preço da molécula é ajustado com base em variáveis do mercado. Nos últimos meses, o preço médio do gás natural para distribuidoras teve uma queda acumulada de 33% desde dezembro de 2022. Para o trimestre em questão, o petróleo Brent registrou um aumento de 2,18%, enquanto o real se valorizou em 3,83% em relação ao dólar.
Embora a Petrobras tenha reduzido o preço para distribuidoras, a empresa enfatiza que o custo final para o consumidor pode ser afetado por outros fatores, incluindo transporte e tributos. Essa medida pode trazer alívio para os consumidores, mas a variação nos preços ainda dependerá de condições econômicas e do mercado global.

