Ao final da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, a tabela de classificação mostrou poucas alterações, mas as disputas por título e por vagas na Libertadores se tornaram mais acirradas. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Palmeiras e Flamengo continuam como os principais favoritos à conquista do título, com pontuações que os colocaram em posição vantajosa.
Com a mudança no formato de classificação para a Libertadores, passando de G-6 para G-7, São Paulo e Corinthians viram suas chances de participar do torneio continental aumentarem significativamente. O estudo da UFMG indica que uma equipe que alcançar 55 pontos terá aproximadamente 56,4% de chance de se classificar, com uma pontuação mais segura sendo 58 pontos.
Na parte inferior da tabela, a situação se torna crítica para Sport e Juventude, que estão quase certos do rebaixamento. A última vaga na Série A de 2026 deve ser disputada entre Santos, Vitória e Fortaleza, onde 44 pontos podem garantir a permanência na elite do futebol brasileiro. As próximas rodadas serão cruciais para definir tanto os classificados à Libertadores quanto os rebaixados.


