O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura, Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, prestará depoimento nesta segunda-feira (3) à CPMI do INSS, em Brasília. O depoimento, agendado para as 16 horas, é parte das investigações sobre um esquema de fraudes em aposentadorias e pensões, que está sendo apurado pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto.
A CBPA, sob a liderança de Lincoln, é uma das entidades investigadas por supostos descontos irregulares em benefícios do INSS entre 2019 e 2024. O senador Izalci Lucas, um dos convocadores, destacou que a confederação teria um papel central na arquitetura criminosa identificada, com um impacto financeiro estimado em R$ 221,8 milhões. Além disso, a CPMI já aprovou a quebra de sigilos bancário e fiscal do presidente da CBPA.
Esse depoimento representa um passo significativo nas investigações em andamento e pode resultar em novas revelações sobre a extensão das fraudes. A ação da CPMI sinaliza um esforço do Legislativo para responsabilizar os envolvidos e proteger os direitos dos beneficiários do INSS, enquanto a sociedade aguarda transparência e justiça nesse caso complexo.

