A XP Investimentos reafirma sua expectativa de que o Ibovespa chegue a 170 mil pontos até 2026, destacando a influência de fatores globais no desempenho das ações brasileiras. Embora muitos debates em 2025 tenham focado nas condições internas, os analistas acreditam que os fatores domésticos tiveram um impacto limitado na recente valorização do índice, que já se aproxima dos 150 mil pontos.
Os dados revelam que o desempenho do Brasil está alinhado com o de outros mercados emergentes, com o MSCI LatAm superando ações de grandes mercados como os EUA. Em 2025, o Ibovespa já apresentou uma alta significativa em reais e dólares, e as entradas líquidas de investidores estrangeiros, que somam R$ 25,1 bilhões, foram cruciais para sustentar essa trajetória. As expectativas em relação a cortes nas taxas de juros nos EUA e a percepção de que o ciclo de juros no Brasil está próximo do pico impulsionam ainda mais essa confiança.
Olhando em direção ao futuro, a XP mantém uma visão otimista sobre o mercado de ações brasileiro, considerando a expectativa de um ambiente macroeconômico mais favorável com a desaceleração da inflação. Adicionalmente, a proximidade das eleições de 2026 pode trazer volatilidade, mas também elevar o interesse por ações, consolidando ainda mais as perspectivas positivas para o mercado financeiro nacional.

