Na última entrevista ao programa ’60 Minutes’, exibida no domingo (2), o presidente Donald Trump declarou que as operações de imigração nos Estados Unidos não foram suficientemente rigorosas. Ele criticou os ‘juízes liberais’ por, segundo ele, atrasarem a execução das ações do ICE, agência responsável pela imigração. A declaração gerou reações, especialmente em um contexto de protestos nacionais contra as violações dos direitos humanos relacionadas a essas operações.
Trump também comentou sobre as táticas utilizadas pelos agentes do ICE, que incluem o uso de gás lacrimogêneo em situações de confronto. Apesar das críticas a essas ações, o presidente defendeu a necessidade de uma abordagem mais dura para retirar imigrantes em situação irregular. Desde seu retorno à Casa Branca, ele tem promovido deportações em massa como parte de sua agenda política.
A insatisfação com as operações do ICE levou a protestos em várias cidades, especialmente aquelas governadas por democratas. Trump está buscando mobilizar a Guarda Nacional para apoiar as operações de imigração, além de ter enviado tropas para Los Angeles. Essas ações, no entanto, enfrentam resistência legal em algumas localidades, o que pode complicar ainda mais a implementação de sua política de imigração.

