Ad imageAd image

STJ mantém condenação de ex-governador Arruda por improbidade administrativa

Isabela Moraes
Tempo: 1 min.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em 29 de outubro de 2025, manter a condenação do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, por improbidade administrativa, em um caso ligado à Operação Caixa de Pandora. Esta decisão foi proferida durante um julgamento virtual realizado no dia 13 de outubro e rejeitou, por unanimidade, um recurso da defesa do ex-governador, que permanece inelegível devido a condenações por corrupção datadas de 2009.

Os advogados de Arruda argumentaram que a anulação de uma escuta ambiental, usada por um delator para evidenciar irregularidades, deveria resultar na anulação da condenação. No entanto, os ministros do STJ ressaltaram que a decisão não se baseou apenas nessa escuta, mas também em robustas provas documentais e testemunhais que sustentavam a condenação por contratos irregulares com a empresa Linknet, prestadora de serviços ao governo do DF.

Com a manutenção da condenação, Arruda continua sem possibilidade de candidatar-se a cargos eletivos, impactando sua carreira política. A Agência Brasil já entrou em contato com a defesa do ex-governador e aguarda um retorno para possíveis declarações. Este caso ressalta a luta contra a corrupção no Brasil e a importância do judiciário em casos de improbidade administrativa.

Compartilhe esta notícia