Ciro Gomes propõe centro-esquerda e critica PDT como ‘puxadinho do PT’

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, manifestou, durante um evento em Aracaju, na terça-feira, 28, seu desejo de construir uma proposta de centro-esquerda. Ele criticou o atual direcionamento do PDT, ao afirmar que o partido se transformou em um ‘puxadinho do PT’, comportamento que ele considera insuportável. Ciro retornou ao PSDB recentemente, partido pelo qual foi eleito governador em 1990, e avalia que essa mudança é parte de uma estratégia para recuperar a liderança no Estado.

O evento, promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, serviu como plataforma para Ciro apresentar suas ideias e críticas ao cenário político atual. Ele enfatizou a necessidade de unir diferentes setores, desde sindicatos até empresários do agronegócio, para evitar o sectarismo que permeia a política brasileira. O presidente do PSDB, Marconi Perillo, também comentou sobre a relevância de Ciro, considerando sua importância a nível nacional, embora não tenha confirmado uma possível candidatura à Presidência.

Apesar de ter declarado em setembro que não pretende mais se candidatar à Presidência, Ciro afirmou que continua na política por uma questão de responsabilidade com seu Estado e o país. Ele vislumbra a construção de um movimento que represente a verdadeira essência do Brasil, o que ele define como centro ou centro-esquerda. A liderança do PSDB espera que a unificação da oposição em torno de Ciro possa ser uma estratégia eficaz nas eleições de 2026, especialmente contra o atual governador do Ceará.

Compartilhe esta notícia