Governador do Rio pede vagas em presídios após operação letal

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, solicitou dez vagas em presídios federais de segurança máxima após uma operação policial nos complexos da Penha e do Alemão. A ação, que ocorreu no dia 29 de outubro de 2025, resultou em 64 mortes, incluindo quatro policiais, e na prisão de 81 suspeitos. Castro enfatizou a necessidade de integração e diálogo na segurança pública ao justificar seu pedido ao governo federal.

A operação, considerada a mais letal da história da polícia fluminense, também levou à apreensão de 93 fuzis. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, se prontificou a ajudar e sugeriu uma reunião de emergência para discutir a situação. Castro se reunirá com a cúpula da Segurança Pública estadual para avaliar os resultados da operação e planejar os próximos passos.

Além disso, Castro criticou a falta de apoio das forças federais no combate ao crime organizado, o que foi refutado pelo Ministério da Justiça. O governo federal destacou que tem atendido as solicitações de envio da Força Nacional e rejeitou pedidos de uso de blindados militares devido à ausência de um decreto que permita a atuação das Forças Armadas. As discussões em torno da segurança pública no estado continuam a ser uma prioridade urgente.

Compartilhe esta notícia