Shutdown nos EUA afeta processos de visto de trabalho para brasileiros

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

A paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, conhecida como shutdown, teve início em 1º de outubro de 2025 e já está causando impactos significativos nos processos de vistos para brasileiros. Embora alguns órgãos continuem suas atividades, como o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS), outros, como o Departamento do Trabalho (DOL), estão paralisados, resultando em atrasos e acúmulo de processos.

As interrupções estão afetando principalmente os vistos de trabalho e os green cards que dependem de aprovações do DOL. Especialistas estimam que entre 40 mil e 80 mil profissionais estejam impossibilitados de mudar de emprego devido a essa situação. Embora o impacto sobre brasileiros seja considerado menor em comparação a outras nacionalidades, muitos enfrentam desafios significativos ao iniciar novos processos de visto.

Diante desse cenário, empresas de tecnologia estão buscando alternativas de vistos que não dependem das etapas travadas, como vistos de mérito. Com a expectativa de que a paralisação dure mais tempo, especialistas recomendam planejamento cuidadoso e organização documental para aqueles que dependem de processos no DOL. O acúmulo de processos pode causar atrasos mesmo após o término do shutdown, exigindo atenção redobrada nas próximas semanas.

Compartilhe esta notícia