Julgamento de homem que matou ex-premiê do Japão começa nesta terça-feira

Laura Ferreira
Tempo: 1 min.

Tetsuya Yamagami, o homem acusado de assassinar o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, inicia seu julgamento nesta terça-feira, 28 de outubro, três anos após o crime que abalou o Japão. O ataque ocorreu durante um discurso de Abe na cidade de Nara em julho de 2022, onde Yamagami foi preso imediatamente após disparar uma arma artesanal contra o ex-premiê.

O assassinato gerou repercussões profundas na política japonesa, especialmente em relação à Igreja da Unificação, com a qual Abe tinha ligações. Yamagami alega que seu ressentimento em relação a Abe decorre de doações de sua mãe ao grupo religioso, o que o levou a cometer o ato violento. Após audiências preliminares, ele deve reconhecer o assassinato, mas contestar acusações relacionadas a armas.

Além do aspecto judicial, o caso impactou o Partido Liberal Democrata, do qual Abe era membro, gerando críticas sobre suas conexões com a Igreja da Unificação. Com o julgamento se estendendo por várias audiências até o fim do ano, a expectativa é que a sentença final seja proferida em janeiro de 2026, influenciando a imagem do governo atual sob a liderança da primeira-ministra Sanae Takaichi.

Compartilhe esta notícia