Defesa de Augusto Heleno recorre de condenação no STF por golpe de Estado

Camila Pires
Tempo: 2 min.

A defesa de Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, protocolou um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (27). O processo questiona o julgamento que o condenou a 21 anos de prisão por sua suposta participação em um plano de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF deve decidir em breve se aceitará a análise do recurso em uma sessão virtual ainda a ser marcada.

Heleno foi acusado de auxiliar o ex-presidente na difusão de mensagens que colocavam em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. Além disso, ele teria colaborado com a preparação de narrativas que foram utilizadas em discursos públicos, e teria conhecimento sobre uma organização paralela que realizava espionagens ilegais. O ex-ministro também foi citado em depoimentos que reforçaram sua adesão ao golpe, especialmente após as eleições de 2022.

O recurso apresentado pela defesa pode ter implicações significativas no andamento do caso, especialmente considerando que o ministro Luiz Fux, que foi o único voto divergente na condenação, não participará dessa nova análise. A expectativa é que a sessão ocorra ainda esta semana, o que pode levar a um novo desdobramento no processo e influenciar a percepção pública sobre as ações de Heleno e sua relação com o ex-presidente.

Compartilhe esta notícia