Na manhã desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, assinaram um acordo-quadro em Tóquio. O pacto tem como objetivo garantir o fornecimento de minerais críticos, incluindo terras raras, essenciais para diversas indústrias, especialmente na área de tecnologia. A assinatura foi divulgada em comunicado pela Casa Branca.
O acordo fortalece a cooperação entre os dois países em um momento em que a demanda por terras raras está em ascensão, devido ao crescimento de setores como eletrônicos e energias renováveis. Os minerais críticos são altamente valorizados e a parceria busca reduzir a dependência de fornecedores externos, especialmente da China, que domina a produção desses materiais. Este movimento também reflete a crescente preocupação com a segurança econômica e a resiliência de cadeias de suprimento globais.
Com este acordo, EUA e Japão pretendem não apenas garantir o abastecimento de recursos essenciais, mas também promover uma maior colaboração em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. As expectativas são de que essa parceria resulte em inovações e melhoramento na eficiência de extração e processamento de minerais. Desse modo, o pacto pode ter impactos significativos nas relações comerciais entre as nações e na estabilidade do mercado global de minerais.


