O programa Brasil Antenado foi criado para facilitar a instalação gratuita de parabólicas digitais em residências de famílias de baixa renda, especialmente em áreas com cobertura de TV precária. Este benefício, promovido pelo Ministério das Comunicações e pela Anatel, pretende atender mais de 229 mil famílias em cinco estados brasileiros: Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima.
A necessidade do programa surgiu após a desativação das parabólicas tradicionais, que utilizavam a mesma frequência do sinal 5G. Com o objetivo de garantir que as famílias de baixa renda continuem a ter acesso à televisão, o governo iniciou a distribuição das novas parabólicas digitais que funcionam via satélite, permitindo um acesso mais confiável e moderno à comunicação televisiva.
Os interessados devem estar inscritos no Cadastro Único e residir nas cidades contempladas para solicitar a instalação da nova antena. O processo é totalmente gratuito e pode ser agendado através do site oficial ou por telefone, garantindo que mais de 680 mil famílias, ao longo de três fases do programa, possam usufruir desse benefício essencial.

