O uso de stablecoins, moedas digitais atreladas ao dólar, aumentou em 70% após a implementação de uma nova legislação nos Estados Unidos, sancionada em julho. Em agosto, mais de US$ 10 bilhões foram movimentados em transações envolvendo bens e serviços, um aumento significativo em relação aos US$ 6 bilhões registrados em fevereiro deste ano.
A legislação, conhecida como Genius Act, estabelece normas para emissores de stablecoins e exige que os tokens sejam lastreados em ativos líquidos, como títulos do Tesouro americano. Embora o crescimento das stablecoins represente uma fração do total movimentado por sistemas de pagamento tradicionais, especialistas acreditam que esse avanço pode indicar um potencial de expansão significativo para essa tecnologia no futuro.
A predominância de transferências entre empresas, que representam quase dois terços dos pagamentos com stablecoins, demonstra uma mudança na dinâmica do mercado. A capacidade das stablecoins de acelerar transações e reduzir custos pode atrair mais instituições financeiras, à medida que essas moedas se mostram como uma alternativa viável e eficiente no setor financeiro global.

