Ad imageAd image

Mauro Vieira avalia positivamente encontro entre Lula e Trump na Malásia

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

Neste domingo, 26 de outubro de 2025, em Kuala Lumpur, na Malásia, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, avaliou como muito positivo o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a reunião, que durou cerca de 45 minutos, foram discutidas questões comerciais, incluindo tarifas aplicadas ao Brasil, com Lula defendendo a exclusão do país das medidas de tarifação em função do superávit na balança comercial com os EUA.

O chanceler brasileiro ressaltou que as equipes de ambos os governos se reunirão para tratar das tarifas, afirmando que a situação pode ser resolvida em breve. Além disso, Vieira mencionou que Trump expressou admiração pela trajetória política de Lula e que ambos os líderes manifestaram interesse em realizar visitas recíprocas em um futuro próximo, o que poderia fortalecer ainda mais as relações bilaterais.

Embora a questão do ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha sido abordada, o clima da reunião foi considerado amigável e produtivo. O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, destacou que o diálogo franco pode levar a um entendimento mais profundo entre os dois países, especialmente em temas de interesse comum na América do Sul, refletindo a relevância estratégica do Brasil para os Estados Unidos.

Compartilhe esta notícia