O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste domingo (26) em Kuala Lumpur, Malásia, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O encontro, que durou aproximadamente 50 minutos, teve como foco a melhoria das relações bilaterais, com Lula afirmando que não há razões para desavenças entre os países.
Durante a reunião, Lula expressou o interesse do Brasil em cultivar uma relação extraordinária com os Estados Unidos. Ele destacou que, ao sentar-se à mesa, os presidentes têm a oportunidade de discutir seus pontos de vista e problemas, o que pode levar a um entendimento mútuo. Este diálogo se torna ainda mais relevante considerando as recentes tensões, como a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros por Trump em julho deste ano.
Além dos dois presidentes, participaram do encontro o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. A reunião aponta para um possível reestabelecimento de um canal de comunicação entre os países, que poderá amenizar as tensões atuais e promover um entendimento mais próximo entre as nações.


