A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou neste sábado (25) a desinterdição parcial da Refinaria de Petróleo de Manguinhos S.A (Refit), situada no Rio de Janeiro. A decisão foi baseada no cumprimento de dez dos 11 condicionantes impostos pela ANP durante uma fiscalização realizada nos dias 25 e 26 de setembro. A interdição cautelar anterior havia afetado toda a instalação produtora de derivados da refinaria.
Com a nova autorização, a ANP liberou as atividades de movimentação, tancagem, expedição e carregamento de produtos. Apesar dessa flexibilização, a torre de destilação permanece interditada, e a ANP aguarda informações que comprovem a necessidade de seu uso para a produção de gasolina. Essa decisão reflete a necessidade de garantir a segurança e a conformidade operacional da refinaria.
A liberação parcial permite que a Refit retome algumas de suas operações, o que pode impactar positivamente no fornecimento de combustíveis na região. No entanto, a continuidade das operações e a normalização completa estarão condicionadas à regularização da torre de destilação. A situação será monitorada pela ANP, que busca assegurar o cumprimento de padrões de segurança e qualidade na produção de combustíveis.

