Nesta quinta-feira (23), Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebe a 5ª edição do Festival Mate com Angu de Cinema. Com o tema ‘Bora se ver no Cinema’, o festival, promovido pelo Cineclube Mate com Angu, busca valorizar a produção audiovisual local e ampliar o acesso à sétima arte. O evento é gratuito e ocorrerá em diversos espaços culturais até 1º de novembro.
O festival acontece em locais como o Gomeia Galpão Criativo e o Casarão da Cultura, além de oferecer uma sessão ao ar livre na Praça da Estação de Trem de Imbariê. Luisa Pitanga, uma das realizadoras do evento, destacou a qualidade das mais de 600 inscrições de curtas recebidas, ressaltando a importância da Lei Paulo Gustavo para a realização dessas obras. Com a lei, cerca de R$3,862 bilhões são destinados a ações culturais em todo o Brasil.
A abertura do festival contará com a estreia do documentário Amuleto, que explora a produção do filme O amuleto de Ogum (1974). Igor Barreira, membro do coletivo, afirmou que o festival tem o objetivo de descentralizar o cinema e proporcionar uma nova perspectiva sobre as produções independentes. A iniciativa conta com o apoio do Governo Federal e de instituições culturais do estado do Rio de Janeiro, reforçando a importância do investimento público na cultura.

