O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou, em São Paulo, que o modelo de concessão implementado no Porto de Paranaguá servirá de exemplo para futuras concessões de portos federais. O leilão de outros portos, como os de Santos, Itajaí e Salvador, está previsto para acontecer até 30 de abril de 2026, com estimativas de investimentos que superam R$ 8 bilhões. Este novo modelo visa trazer maior eficiência e competitividade ao setor portuário brasileiro.
A concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, realizada pelo Consórcio Canal Galheta Dragagem, é um marco inédito, sendo a primeira do tipo no Brasil. O leilão, realizado na B3, teve como resultado uma significativa redução de tarifas e uma outorga de R$ 276 milhões, demonstrando a viabilidade econômica e o potencial de inovação no setor. A responsabilidade pela dragagem do canal, antes pública, será transferida para a concessionária, o que pode aumentar a profundidade do canal e melhorar a operação portuária.
Com essa nova abordagem, o governo do Paraná busca fortalecer as operações do Porto de Paranaguá, um dos maiores do Brasil e da América do Sul. A iniciativa promete trazer benefícios diretos aos usuários do porto, como a redução do custo do frete, além de atrair mais investimentos para a infraestrutura portuária do país. O sucesso dessa concessão pode abrir portas para um novo modelo de gestão portuária no Brasil, aumentando a atratividade do setor para investidores e melhorando a competitividade global.

