O vereador Wellington Bessa, líder do prefeito na Câmara de Goiânia, anunciou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 já está pronta para ser apreciada pelos vereadores. A informação surge após o retorno do projeto pelo prefeito Sandro Mabel, que fez ajustes no texto original na última terça-feira, 21 de outubro de 2025.
Entre as mudanças destacadas, está a redução do percentual que o Executivo pode remanejar sem autorização legislativa, que caiu de 50% para 30%. Em contrapartida, o novo texto também aumenta o percentual mínimo destinado à saúde através de emendas impositivas, passando de 20% para 50%. O projeto, agora em forma de substitutivo, requer nova análise pela Comissão Mista antes de ser votado em plenário.
Bessa reconheceu que a redução no percentual de remanejamento poderá trazer desafios para a gestão financeira do município no próximo ano. No entanto, ele enfatizou que, apesar das dificuldades, o secretário da Fazenda considera a execução da LDO viável. O líder do prefeito se comprometeu a dialogar com todos os membros da Câmara para garantir a aprovação do projeto.


