Taxas dos DIs caem enquanto governo Lula prepara Orçamento de 2026

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

As taxas dos DIs encerraram a quarta-feira em baixa, com a taxa para janeiro de 2028 marcando 13,19%, uma redução de 5 pontos-base em relação ao ajuste anterior de 13,24%. Esse movimento ocorre em meio a uma vigilância acentuada dos investidores sobre os esforços do governo federal para equilibrar o Orçamento de 2026. Na mesma linha, a taxa para janeiro de 2035 também apresentou queda, atingindo 13,615%.

O cenário internacional não trouxe grandes oscilações, com os rendimentos dos Treasuries dos EUA apresentando leves quedas. Os investidores estão atentos à divulgação do índice de preços ao consumidor, agendada para a próxima sexta-feira, bem como à decisão sobre a taxa de juros do Federal Reserve na próxima semana. No Brasil, a falta de novos indicadores econômicos fez com que o foco se voltasse para Brasília, onde o governo trabalha no Orçamento do próximo ano.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a intenção de enviar ao Congresso dois projetos de lei relacionados à medida provisória 1303, que trata da tributação de aplicações financeiras. Essa MP é considerada fundamental para o equilíbrio do Orçamento de 2026, mas perdeu validade após não ser votada na Câmara. Com a expectativa de manutenção da taxa Selic em 15% ao ano na próxima reunião do Copom, os investidores permanecem cautelosos em suas decisões.

Compartilhe esta notícia