Câmara dos Deputados analisa quebras de decoro de nove parlamentares

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados examina representações que podem resultar em processos por quebra de decoro contra nove parlamentares. Entre os envolvidos estão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Guilherme Boulos (PSOL-SP), com as deliberações podendo levar à instrução ou ao arquivamento dos casos.

As representações refletem um clima político acirrado, com o PT acusando Eduardo Bolsonaro de desacreditar o sistema democrático por declarações consideradas prejudiciais ao Brasil. O PL, por sua vez, apresentou denúncias contra outros deputados, incluindo ofensas e ataques em redes sociais, evidenciando um uso crescente do Conselho de Ética como ferramenta de disputa entre as bancadas.

Os desdobramentos desta reunião podem resultar em suspensões temporárias ou até perda de mandato para os parlamentares envolvidos. A expectativa é que parte dos casos seja arquivada, mas alguns poderão avançar para a fase de instrução, intensificando ainda mais as tensões políticas na Câmara dos Deputados.

Compartilhe esta notícia