Entre os dias 3 e 5 de novembro, a cidade de Salvador, na Bahia, receberá a segunda edição do Global Artivism Convening. O evento, que ocorre uma semana antes da COP30 em Belém, reunirá cerca de 800 artistas, líderes culturais e ativistas de mais de 60 países, discutindo questões relacionadas à justiça climática e direitos humanos.
A conferência contará com a participação da ministra da Cultura, que participará do painel “Das Raízes ao Futuro em direção à COP30: Arte, Cultura, Fé e Esportes pela Justiça Climática”. Este painel reunirá mulheres líderes de diversas áreas para debater como suas práticas se conectam com os temas centrais da conferência e a importância do ativismo artístico.
Além de promover discussões relevantes, o evento terá parte da programação gratuita ao público e será realizado em diversos espaços culturais de Salvador, como o Hotel da Bahia, o Teatro Gregório de Matos e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira. A iniciativa visa não apenas fomentar a arte, mas também fortalecer a rede de ‘artivistas’ comprometidos com causas sociais e ambientais em um momento crucial para a agenda climática mundial.


