O Brasil está organizando a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para potencialmente incluir um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 26 de outubro. A reunião, que ainda não foi confirmada oficialmente, está prevista para ocorrer em Kuala Lumpur, durante a Cúpula da Asean. A diferença de fuso horário entre os dois países poderá fazer com que o encontro aconteça durante a madrugada ou início da manhã no Brasil.
O embaixador Everton Frask Lucero, responsável pelo departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia, indicou que o Brasil está considerando essa possibilidade, embora outras reuniões bilaterais já estejam marcadas, como com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. A reserva de espaço na agenda do presidente sugere que há flexibilidade para acomodar novos encontros, dependendo da demanda.
A visita de Lula à Malásia, que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de outubro, é significativa, pois ele será o primeiro presidente brasileiro convidado a participar da Cúpula da Asean. O diálogo com Trump, se concretizado, poderá abrir caminhos para um fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos, especialmente em um contexto global onde a diplomacia e as alianças estratégicas são cada vez mais relevantes.

