A Meta anunciou nesta quarta-feira (1º de outubro de 2025) que utilizará informações coletadas durante interações dos usuários com seus produtos de inteligência artificial para aprimorar o direcionamento de anúncios em suas plataformas sociais, como Facebook e Instagram. A atualização da política de privacidade será implementada até 16 de dezembro e valerá globalmente, exceto para usuários na Coreia do Sul, Reino Unido e União Europeia, onde legislações locais impedem essa prática.
Segundo a empresa, o chatbot de IA é utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas mensalmente, e os dados obtidos nessas conversas permitirão exibir anúncios personalizados conforme os interesses demonstrados pelos usuários. Por exemplo, uma conversa sobre caminhadas pode resultar em anúncios relacionados a equipamentos para esse esporte. A coleta será aplicada apenas se o usuário estiver conectado à mesma conta em todos os produtos da Meta. Além do chatbot, a empresa poderá usar dados gerados por outras ferramentas de IA, como os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, o feed Vibes e o produto de geração de imagens Imagine.
Essa mudança ocorre em um momento em que grandes empresas de tecnologia buscam formas de monetizar seus produtos baseados em IA. Recentemente, a OpenAI lançou um sistema para compras via ChatGPT, enquanto o Google anunciou planos para inserir anúncios em seu mecanismo de busca com IA. A Meta afirmou que não haverá opção para os usuários recusarem a coleta dos dados, mas garantiu que informações sobre temas sensíveis não serão usadas para publicidade.