O governo do Reino Unido renovou sua disputa com a Apple ao exigir acesso aos dados de usuários britânicos armazenados na nuvem da empresa. Em uma nova ordem emitida pelo Home Office, o governo busca uma porta dos fundos para acessar backups criptografados do serviço de armazenamento em nuvem da Apple, direcionando o pedido exclusivamente para usuários no Reino Unido.
Anteriormente, o Home Office tentou obter acesso aos dados do serviço avançado de proteção de dados (ADP) da Apple para usuários em todo o mundo, o que provocou um conflito com a Casa Branca. A atual medida representa uma tentativa mais restrita, mas ainda assim controversa, de equilibrar as demandas de segurança nacional com a privacidade dos cidadãos.
Essa ação pode intensificar o debate sobre o acesso governamental a informações criptografadas e afetar as relações diplomáticas entre o Reino Unido, os Estados Unidos e empresas de tecnologia globais. Além disso, pode influenciar futuras políticas regulatórias sobre proteção de dados e a forma como as empresas lidam com solicitações governamentais.